Socializando o Conhecimento faz parte da programação da Rádio UEM

Socializando o Conhecimento é um programa desenvolvido pelo MUDI em parceria com a Rádio Universitária UEM FM, e traz entrevistas com pesquisadores e extensionistas que compartilham com os ouvintes os resultados de seus projetos. Vai ao ar todas as quartas as 10h30 da manhã e sextas as 16h30 da tarde.

É de conhecimento que a maior parte da programação veiculada no rádio pelas emissoras comerciais e educativas vinculadas pelas universidades contém poucas informações relacionadas ao conhecimento científico e as novas tecnologias.  Na maioria das vezes o espaço dedicado às ciências está em meio a noticiários e restringe-se a divulgação de descobertas espetaculares, causando uma carência de notícias sobre projetos regulares. Além disso, o brasileiro é escassamente informado sobre o mundo da ciência, desconhecendo principalmente as atividades de nossos pesquisadores e instituições. Essa lacuna cultural é um fator negativo no suporte social e político às universidades e instituições científicas do país.

Dessa forma, iniciado em 2007 com o nome de "A Socialização do Conhecimento Científico por meio do Rádio", o programa têm como objetivo levar até a população informações atualizadas sobre os mais variados assuntos, dentre eles os resultados das pesquisas científicas realizadas nas universidades e institutos de pesquisa.

É apresentado por Marcelo Henrique Galdioli, com participação do Prof. Marcílio Ubner de Miranda Neto e edição de Ademir Francisco.

Parceiros: SER-MARINGÁ e Lions Clube de Maringá Universitário Integração