Conheça mais sobre o programa Zombilly no Rádio em entrevista com Andye Iore

Andye Iore é jornalista graduado pela Faculdades Maringá e pós-graduado em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde. Foi o autor do primeiro fanzine publicado em Maringá, o The Wild Side, que teve 11 edições entre 1991 e 1994, com repercussão nacional. Além disso, foi autor de colunas culturais nos jornais locais O Diário e Hoje Maringá, webmaster do portal Maringa.com por dois anos, correspondente regional da Gazeta do Povo entre 2003 e 2008 e colaborador do site Ângelo Rigon. Hoje é editor do jornal Folha de Cianorte. Em entrevista, conta um pouco sobre seu programa e trajetória:

Sobre o seu programa Zombilly no Rádio, com qual objetivo você o criou?

O Projeto Zombilly foi concebido como uma metalinguagem. Ele é desdobramento dos meus trabalhos culturais que fazia com a loja O Porão Discos que tive na década de 1990, em Maringá. O Projeto Zombilly foi criado em 2007 com produção de shows com bandas de rock independente, um site, cobertura de festivais pelo Brasil, exposição de fotografias, produção de vídeos e um programa de rádio.

Qual a recepção dele? Já recebeu alguma crítica ou feedback de seus ouvintes?

Tem muita audiência. Sempre repercuto com os ouvintes. Troco mensagens, quando o programa está no ar procuro sempre ouvir e comentar pela internet em tempo real. É bem bacana saber que muitas pessoas ouvem um programa que não tem apelo comercial, que sempre toca bandas do underground.

Como é feito o contato com os músicos convidados? Qual a forma de seleção para as entrevistas e apresentações?

Sempre recebo muito material de bandas do Brasil e do exterior para divulgar no Projeto Zombilly. Também ajuda ir em festivais, conhecer os músicos pessoalmente.

Você tem outros projetos para rádio?

Já fiz um programa sobre cinema por dez anos na CBN Maringá. E hoje faço parte da grade da Radio Cadillacs, a principal web radio brasileira com dois programas: o “Zombilly no Radio” e o “Duelo da tosquera”, feito ao vivo com discos de vinil.

Para conhecer mais sobre Andye e o projeto cultural Zombilly, acompanhe seu blog pelo endereço www.zombilly.blogspot.com.br e o programa Zombilly no Rádio, todas os sábados, das 18h as 19h e quintas-feiras da meia noite a uma da manhã na Rádio UEM FM.