Vernissage marcará abertura da exposição “Fotografando a Vida no Toque da Mão”

Neste domingo (17), às 16h no Teatro Calil Haddad, uma vernissage diferente vai marcar a abertura da exposição de artes e esculturas “Fotografando a Vida no Toque da Mão”, que será interativa. A artista plástica Linda Honorato, criadora das peças, falou sobre a mostra com a jornalista Liliana Mello. Confira:

A curadora da mostra, Alessandra Carvalho, doutoranda em Literatura no Departamento de Letras da UEM, fala com a jornalista Liliana Mello sobre a organização da mostra, que contará com visita guiada e um tour virtual em 360º:

Mais informações e o tour em 360º (que terá início após a abertura da exposição) podem ser conferidas no site, e a exposição estará disponível do dia 17 de novembro ao dia 10 de dezembro.

Lançamento da parceria entre o Dita Vestidos e o Projeto de Pedagogia Hospitalar será nesta quarta

Nesta quarta (13), tem lançamento da parceria entre o Dita Vestidos, uma ONG social de Maringá que visa confeccionar e doar vestidos para comunidades carentes, em parceria com o Projeto de Pedagogia Hospitalar, que atua na pediatria e ambulatório do Hospital Universitário de Maringá (HUM).

Quem falou sobre o lançamento desse projeto voluntário com a jornalista Liliana Mello é a professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, Meire Calegari. Confira:

Para contribuir com a causa, doando tecidos para confecção dos vestidos ou costurando-os, é possível entrar em contato por meio do Instagram e do Facebook. Há também os pontos de coleta que serão realizados no Sindicato dos professores da UEM; no Sesduem; e no laboratório de apoio pedagógico, que fica no bloco I-12.

O evento será no auditório 29 de Abril, que fica no Bloco I-12 no câmpus da UEM de Maringá. Não perca!

Curso de Psicologia completa 40 anos em 2019

Este ano o curso de Psicologia da UEM completa 40 anos de fundação! E para comemorar a data, haverá uma jornada nesta quinta (24), que busca resgatar a construção histórica do curso e como este construiu uma identidade profissional na região. O evento contará com três mesas redondas, que ocorrerão no período da manhã e da tarde, e um jantar de comemoração que ocorrerá na sexta (25).

Quem fala sobre esse percurso é a professora da UEM, Gláucia Brida, que conversou com a jornalista Liliana Mello:

Mais informações sobre a jornada dos 40 anos podem ser encontradas na página ou no evento do Facebook.

Bicicultura 2019 busca discutir a utilização da bicicleta como meio de transporte

A União de Ciclistas do Brasil (UCB), em parceria com a Associação Ciclo Noroeste, organiza a Bicicultura 2019, que vai ser realizada nos dias 14 a 16 de novembro na UEM, com o objetivo de promover os transportes ativos e discutir a bicicleta como meio de transporte, na estrutura necessária para utilizar o meio de transporte e a educação no trânsito.

O jornalista Paulino Júnior conversou sobre o movimento com Eduardo Simões, professor do Instituto Federal do Paraná e coordenador do evento:

A participação no evento é gratuita. Mais informações podem ser encontradas no site ou na página do Facebook.

Projeto Lona visa transformar banners em roupas e acessórios

O Projeto Lona é um projeto de extensão da UEM realizado pelo Departamento de Design e Moda do campus regional em Cianorte, que visa desenvolver materiais como roupas e acessórios reutilizando banners de lona que seriam descartados. A proposta “Do lixo ao luxo” é coordenada pelas professoras Cláudia Cirineo Ferreira Monteiro e Maiara de Oliveira Santos, e conta com a participação de estudantes bolsistas e voluntários dos cursos de design e de moda.

Confira a reportagem de Liliana Mello com a professora Maiara:

As doações dos banners podem ser realizadas em dois locais: em Maringá, na secretaria do Centro de Tecnologia (CTC) da UEM (sala 7, Bloco C-67); e em m Cianorte, na secretaria do Departamento de Design e Moda (DDM) da UEM (sala 5, Bloco Y-03).

Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

MUDI promove campanha na Semana Lixo Zero

O Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM lançou uma campanha que visa coletar tampinhas plásticas para a Semana Lixo Zero, evento nacional e que acontece pela primeira em Maringá. A ação acontece até o dia 27 de outubro.

A professora da UEM e coordenadora dessa ação no Mudi, Sonia Tranin de Mello, fala sobre o objetivo da campanha e importância da reciclagem, que além da preservação do ambiente, pode beneficiar o consumidor economicamente. Confira:

Durante a Semana Lixo Zero haverá caixas coletoras no piso inferior do MUDI e no Bloco H-79. Todo o material recolhido será doado para uma cooperativa de reciclagem da cidade. Mais informações na página de notícias da UEM.